Notícias e Informações

UniCEUB - Centro Universitário de Brasília

Martha Gabriel é escritora, consultora e palestrante keynote internacional, tendo mais de 50 palestras apresentadas no exterior, entre EUA, Europa e Ásia. Foi três vezes premiada como melhor palestrante em congressos, nos Estados Unidos. É autora de cinco livros, entre eles, o best seller Marketing na era digital.
Martha esteve no UniCEUB no dia 29 de maio de 2014, onde deu palestra para um auditório lotado. O evento, exclusivo para convidados, foi o lançamento do seminário The Best of Philip Kotler em Brasília, que ocorrerá em 29 de agosto deste ano.


Marcelo Tas do CQC fala sobre Martha Gabriel - Café Filosófico CPFL Cultura 



Os novos empreendedores digitais | Papo com os fundadores de Buscapé, MercadoLivre e SocialMetrix


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Antonio GilPresidente | Brasscom
Os negócios e as redes sociais

Como o uso das redes sociais em um país como o Brasil pode agregar valor aos negócios.

Com 1,5 bilhão de usuários espalhados pelo mundo, as redes sociais são um divisor de águas para os negócios, pois estimulam e expõem novos comportamentos e aspirações que as empresas precisam conhecer e atender. Os empreendimentos devem ir muito além de criar presença nas plataformas sociais para aumentar a exposição das marcas, mas utilizá-las para o desenvolvimento de produtos, interação com clientes, atendimento ao consumidor, recrutamento e seleção, aumento da produtividade e colaboração de seus funcionários.

A penetração das redes sociais nas Pequenas e Médias Empresas nos EUA é de apenas 31%, de acordo com estudo da consultoria McKinsey. O relatório ainda aponta que 70% das empresas usam tecnologias sociais e 90% delas relatam benefícios para os negócios, mas a implementação de estratégias sociais em todo seu potencial agregaria valor adicional de US$ 900 bilhões a US$ 1,3 trilhão globalmente por ano.
Em um País de pioneiros na adoção de tecnologias sociais, existe uma grande oportunidade para que os empreendedores brasileiros ampliem o uso das plataformas sociais para agregar valor aos negócios.

Consumidor social

Mais do que angariar fãs, as plataformas sociais possibilitam a coleta de informações sobre comportamento, localização e preferência dos indivíduos de maneira mais rápida e barata. Com estes dados, as empresas podem entender os desejos e necessidades de seus consumidores para definir estratégias de negócio, marketing e desenvolvimento de produtos.

O uso de redes sociais permite, ainda, a interação instantânea e personalizada com clientes. A comunicação das empresas com usuários nestas plataformas passa a ser bidirecional, pois permitem o feedback da comunidade de consumidores sobre marcas, produtos, campanhas, etc. Os indivíduos usam as redes sociais para ouvir a opinião de outros usuários, encontrar informações relevantes, se conectar com marcas e produtos e cada vez mais se apoiam nas suas conexões sociais para decisões de compra. Para ter uma ideia do potencial destas plataformas, cerca de 30% dos gastos dos consumidores poderia ser influenciado por social shopping, de acordo com a McKinsey.

Colaboração em escala

A internet proporciona a utilização da inteligência e conhecimentos coletivos para resolver problemas e desenhar soluções (crowdsourcing). A colaboração também pode acontecer dentro das empresas por meio do fluxo livre de ideias e conteúdo. As redes sociais tornam as pessoas mais produtivas, pois reduzem as barreiras e permitem a interação de diversas áreas de negócio para solucionar problemas com inovação multidisciplinar, criando assim novos produtos e estratégias.
Um passo seguinte é abrir esta comunidade para clientes e parceiros, fomentando a colaboração inovadora. As tecnologias sociais, quando usadas nas empresas segundo a McKinsey, tem o potencial de aumentar a produtividade de trabalhadores qualificados de 20 a 25%.

Quando o assunto é redes sociais, inevitavelmente surgem preocupações nas empresas. Mas e a privacidade do consumidor e dos dados da empresa? As aplicações são seguras? Os funcionários não perdem tempo nestas plataformas? Os benefícios das redes sociais dependem de uma série de fatores, como o setor de atuação e perfil da empresa, assim como inovações gerenciais no seu uso, mas podem produzir ganhos de fato para os negócios. Estes pontos devem ser considerados, mas é importante que não impliquem na restrição dessas plataformas nas empresas.

As redes sociais se tornaram um fenômeno cultural, social e econômico, com a mudança de comportamentos, desde cotidianos a movimentos políticos. Para as empresas, trazem benefícios nas mais diversas áreas, desde a percepção e reconhecimento da marca pelos consumidores, até a distribuição digital de novos produtos e serviços. Os seus consumidores estão nas redes sociais. Como você está aproveitando esta oportunidade?

Antonio Gil é graduado em Engenharia de Produção pelo ITA, Presidente da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), ligado à Presidência da República.


Martha Gabriel - Educ@r - A (r)evolução digital na Educação




Fonte: http://www.endeavor.org.br/artigos/operacoes/tecnologia-internet-negocios-online/os-negocios-e-as-redes-sociais#sthash.urQwRJZb.dpuf



Planejamento Estratégico Digital - Felipe Morais from Integra Cursos Aula de Felipe Morais no #integradigital - Gerente de Planejamento Estratégico Digital da FTPI Interativa.Autor do livro Planejamento Estratégico Digital.



Planejamento estratégico aplicado a presença digital das marcas - Felipe Morais from Digitalks Apresentação do professor Felipe Morais no curso de E-Branding do Digitalks


 
O composto de marketing no contexto estratégico da internet
Geraldo Luciano Toledo, Marcelo Hiroshi Nakagawa, Sandra Sayuri Yamashita

      Nos últimos anos, a Internet tem-se consolidado como um fenômeno que, definitivamente, não pode ser ignorado; ao contrário, é imperativo que seu potencial estratégico seja considerado pelas empresas, principalmente em relação a como ela deve ser abordada e integrada ao processo de marketing. 

       No entanto, muitas empresas, por não estarem adequadamente preparadas, adotam soluções tecnologicamente avançadas, porém estrategicamente estéreis, acarretando perda de eficiência nos processos gerenciais e ineficácia na consecução dos objetivos. Este texto tem por objetivo analisar o conceito de   Composto de Marketing sob a óptica de sua importância para o estabelecimento da estratégia de marketing, e avaliar as implicações aportadas pela Internet, um fenômeno comercialmente recente, ao processo gerencial de marketing. 


        A Internet é uma rede global de múltiplos propósitos, composta por centenas
de milhares de redes diferentes ao redor do mundo, Dentro de certos
limites, ela permite que alguém com acesso a um computador pessoal envie e
receba imagens e textos de e para qualquer lugar (Boone e Kurtz, 2001). Hoje
quase não restam dúvidas de que a Internet seja uma ferramenta importante
para os negócios. No entanto, em 1994, quando nascia a Amazon, Andy Grove,
o presidente do Conselho de Administração da fabricante de chips Intel, previu
que, em cinco anos, todas as empresas seriam empresas de Internet ou
não existiriam mais (The Economist, 1999). Apesar dos exageros, de alguns
grandes fracassos e da diferença de alguns anos a mais, Andy Grove tinha
suas razões para pensar desta forma.


     Isto envolve uma discussão sobre as decisões relativas às variáveis controláveis de marketing, tendo em vista o surgimento da Internet como ferramenta de negócios e meio de comunicação. Os autores concluem que, embora muitas abordagens interessantes estejam sendo desenvolvidas em relação à estratégia de marketing, há, ainda, muitas questões a serem respondidas, principalmente devido às constantes mudanças tecnológicas e transformações nos processos de negócios em curso.


   "A Internet é uma realidade para as empresas norte-americanas; as grandes
e médias empresas da América Latina têm realizado investimentos crescentes,
reduzindo a diferença em relação às empresas da América do Norte, conforme
pesquisa conduzida pela Economist Intelligence Unit, em 1999 (The Economist,
1999). Segundo a pesquisa, cerca de 89% das médias e grandes empresas da
América Latina teriam sites institucionais no final de 2000". 

Autores:
GERALDO LUCIANO TOLEDO
Professor titular junto ao Departamento de Administração da
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP

MARCELO HIROSHI NAKAGAWA
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Economia e
Administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

SANDRA SAYURI YAMASHITA
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Economia,
Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo

Referências: 
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• O COMPOSTO DE MARKETING NO CONTEXTO ESTRATÉGICO DA INTERNET •
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Fonte: http://www3.mackenzie.br

Apresentação de Gerson Ribeiro, Executivo da Vitrio, falando sobre otimização de negócios, no Fórum de Marketing Digital 2013, realizado pela Digitalks. Etapa Curitiba



 ENTREVISTA 

Tendências do marketing digital 







            Buscador google concentra 95% das buscas feitas no Brasil



Não perca a oportunidade de fazer novos negócios, aumentar suas vendas e se destacar para milhões de consumidores que procuram pelos seus serviços por meio do Google.

       A posição que um site ocupa nos resultados de busca na web pode determinar não apenas seu sucesso futuro, como até sua existência. Por meio das técnicas de marketing de busca é possível melhorar o posicionamento de um site nas buscas de maneira eficiente e ética, além de desenvolver estratégias externas ao site e além da busca para a promoção do mesmo. 



Se você tem um pequeno negócio, um website é uma grande ferramenta para melhorar a sua visibilidade, construir uma marca e obter oportunidades de vendas. Hoje, as empresas de todos os tamanhos estão usando sites em uma ampla variedade de propósitos; de colocar toda a sua mensagem aos consumidores para oferecer suporte aos clientes.

       


Independentemente da localização ou tamanho do seu Negócio, você deve estar pronto para expor a sua marca, para isso o primeiro passo é garantir a entrada dela no mercado, ou melhor, a entrada de sua pagina web na internet, para depois apontar para uma estratégia de divulgação e vendas mais ousada e sair em busca do cliente com uma estratégia de Marketing Digital, isso irá garantir um importante número de visitas de cliente potenciais à sua pagina web, Google Adwords (SEM).


Conheça um pouco do MARKETING DIGITAL 

Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem se utilizar por meio da Internet e da telefonia celular e outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar novos clientes e melhorar a sua rede de relacionamentos. O marketing digital engloba a prática de promover produtos ou serviços através da utilização de canais de distribuição electrónicos para chegar aos consumidores rapidamente, de forma relevante, personalizada e com mais eficiência.
O marketing digital traduz-se em ações de Marketing (Estratégicas, Econômicas e Operacionais) adaptadas aos meios digitais, de forma a obter, nestes canais, a mesma eficiência e eficácia do marketing tradicional e em simultâneo potenciar os efeitos do marketing tradicional. Na sua operacionalização são, normalmente, utilizados canais, meios e ferramentas digitais.
O e-marketing ou marketing electrônico baseia-se na utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo de criação, comunicação e fornecimento de valor aos clientes, e na gestão das relações com os clientes, de modo a beneficiar a organização e os seus stakeholders (públicos-alvo) 


Um pouco de notícia atual para quem ainda não está atualizado e entender nosso propósito.




Criação do site de busca Google muda a história 



Por Fernando Daquino em 24 de Março de 2012
No início desta semana, a comScore, renomada empresa de medições do mundo digital, divulgou um relatório, com dados levantados no ano de 2011, que mostra as mais recentes tendências virtuais em terras tupiniquins.


O Brasil foi o 3º País que mais vendeu computador no mundo em 2011







Veja os últimos dados sobre a Internet no Brasil
fechamento do 1º semestre de 2012







Brasil assume 3ª posição no ranking mundial da Internet 
Ao todo, são 84,3 milhões de brasileiros acessando a web de casa ou do trabalho 




  • Nós passamos em média 26,7 horas conectados em dezembro de 2011 (duas horas a mais que no mesmo período de 2010);
  • O Facebook atingiu 36,1 milhões de visitantes, o que significa um aumento de 192% de usuários se comparado ao ano antecessor, deixando o Orkut para trás;
  • No último mês do ano passado, os internautas brazucas assistiram a mais de 4,7 bilhões de vídeos online – valor 74% maior que em dezembro de 2010;
  • Foram realizadas 6,9 bilhões de buscas no Brasil durante o mês de dezembro de 2011;
  • Aparelhos portáteis, como celulares e tablets, respondem a 1,5% de todo o tráfego digital do país. Desse total, 42% das visualizações de páginas na internet são feitas por meio de tablets.
“As mídias digitais alcançaram um novo patamar no Brasil em 2011, impulsionadas por atividades como redes sociais, busca, vídeos e compras online, mostrando cada vez mais consumidores se voltando para a web e gastando uma parte cada vez maior de seu tempo com conteúdo digital”, comentou Alex Banks, o diretor da comScore no Brasil.







Evolução da tecnologia do início até 2020

 






    







Com o aumento do número de acessos a Internet, o cenário também está favorável a expansão do e-commerce. Nunca se acessou tanto a internet e nem se fez tantas compras de produtos e serviços pela rede como se está fazendo hoje em dia. O Brasil é o líder absoluto no ranking do e-commerce na América Latina, 80% da participação de todo o mercado latino está no Brasil ( mais uma vez comprovando o fato da predileção do Brasileiro pela tecnologia ). O crescimento do mercado, no entanto, gera mais competição, o que também explica o crescimento espantoso do mercado de SEO e Otimização de Sites no Brasil nos últimos anos. 4 ou 5 anos atrás, nem se ouvia falar de otimização de sites, hoje em dia, a maioria das empresas que investem na internet tem departamentos próprios de SEO ou então contratam empresas especializadas para esta tarefa.

 



    Mercado aquecido, predisposição cultural e fatores favoráveis, se a sua empresa ainda está fora do mercado de Internet, é melhor repensar seriamente o assunto… (Fonte: Bruno Brizzi)  



 

    A Internet é um campo de alta competitividade, onde o seu concorrente está a um clique de distância de você. Todos estão conectados com todos e não existem barreiras de distância ou de tempo. Isso tende a tornar a competição mais acirrada e todos empreendedores podem chegar em igualdade de condições a todas as pessoas conectadas e, quem sabe, torná-las clientes.


The Future of Online Digital Marketing 2012 -2015



Para Conecte o mais importante do que ter um web site é fazer com que ele seja encontrado pelos consumidores. Aparecer...

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